Skip to main content

As chamadas “moscas volantes” são manchas pequenas, pontos, círculos ou linhas que parecem sujeirinhas e que podem surgir no campo de visão de todos nós.

Muitas pessoas sentem um grande desconforto com essas manchinhas, que ficam mais evidentes quando olha para um fundo liso e claro, como para uma parede ou para o céu. Quando há a presença de qualquer objeto estranho no vítreo (uma gelatina transparente que fica grudada na retina) e estamos em ambientes de muita claridade, surgem sombras na retina, ocasionando as moscas volantes.

O vítreo é uma gelatina transparente que fica grudada na retina. A retina, por sua vez, é o tecido responsável por transformar a luz em estímulo nervoso e enviá-lo ao cérebro, possibilitando, assim, que as imagens sejam formadas para que possamos enxergar.

Quando há a presença de qualquer objeto estranho no vítreo e estamos em ambientes de muita claridade, surgem sombras na retina, ocasionando as moscas volantes.

👁 São mais comuns de aparecer à medida que envelhecemos;
👁 Na maioria dos casos as moscas volantes não são graves;
👁 Quando localizadas no vítreo, podem atrapalhar a clareza da visão, causando desconforto;
👁 O que causa preocupação é a possibilidade de ter ocorrido uma rasgadura na retina. Em muitos casos o rasgo de retina é acompanhada de sangramento para a cavidade vítrea, que pode ser percebido exatamente pelas moscas volantes;
👁 Um rasgo na retina é uma condição extremamente perigosa, que pode evoluir para um descolamento de retina. Por isso, após a percepção de mosca volante, mesmo que uma única, você deve investigar o mais rápido possível.

Não existe um tratamento específico para tratar as moscas volantes. Na maioria dos casos, as manchas tendem a desaparecer, sem ser necessária qualquer intervenção médica. No entanto, quando há descolamento do vítreo, a recomendação pode ser o tratamento com uso de laser ou cirurgia, como a vitrectomia.

Se você vê as moscas volantes com frequência, sente muito incômodo ou se o problema está associado a outros fatores, é importante a avaliação de um oftalmologista.

O melhor tratamento é sempre a prevenção.

👁 Resp. técnico: Dr. Guilherme Moura • CRM-PE 1

Close Menu
WeCreativez WhatsApp Support
Entre em contato por aqui para marcar sua consulta!
👋 Olá, como podemos ajudar?