Skip to main content

Na estrutura da nossa visão existe a retina, que é uma camada presente no fundo do olho, composta por células nervosas responsáveis por formar a imagem que é levada pelo nervo do olho até o cérebro, onde a visão é gerada.
Uma das graves doenças acometidas na retina é o seu descolamento, causado pela separação da retina da parede posterior do olho, ficando assim, sem nutrição e iniciando um processo de degeneração e morte celular, o que pode levar a perda visual.

Existem 3 tipos de descolamento de retina:

👁 Descolamento de Retina Regmatogênico: ocorre quando há descolamento do vítreo posterior (gelatina de dentro do olho), que leva a rasgadura de retina permitindo que líquido do próprio olho passe por esta rasgadura e se acumule atrás da retina. É o tipo mais comum de descolamento de retina. Pode ocorrer espontaneamente ou por trauma.

👁 Descolamento de Retina Exsudativo ou Seroso: não há a presença de rasgadura de retina. O líquido que se acumula sob a retina, provém do próprio organismo da pessoa. As causas mais comuns são tumores e processos inflamatórios.

👁 Descolamento de Retina Tracional: geralmente ocorre devido à tração exercida sobre a retina. A causa mais comum nestes casos é o acometimento ocular pelo diabetes.

O exame principal para identificar a condição é o mapeamento da retina, e quanto mais rápido, maiores serão as chances de restaurar a visão.

Agende sua consulta com nossos especialistas.

👁 Resp. técnico: Dr. Guilherme Moura • CRM-PE 18586
🖥 www.hospitaldeolhos.med.br
📞 (87) 3014-2000 • (87) 9.8844-8016
📍 Rua Dr. Júlio de Melo, 82 • Petrolina ⠀

Close Menu
WeCreativez WhatsApp Support
Entre em contato por aqui para marcar sua consulta!
👋 Olá, como podemos ajudar?