[nectar_slider full_width=”true” parallax=”true” arrow_navigation=”true” bullet_navigation=”true” desktop_swipe=”true” location=”Home” slider_height=”700″ loop=”true”]

Correção de grau

By Uncategorized

Quando se fala em oftalmologia, óculos ou lente de contato, uma das primeiras coisas que vem em mente é: “certo, doutor, mas quando eu vou poder fazer minha cirurgia?”. Portanto, decidimos reunir algumas informações necessárias sobre o pré, durante e pós operação, confira:

🤔 Quem pode fazer? Pacientes maiores de 21 anos de idade, com estabilidade refracional (grau dos óculos) há, no mínimo, 1 ano e que não apresentem outro tipo de doença ocular, como Glaucoma, Ceratocone, dentre outras.
🔙 Tem que ser feito algum exame antes? Sim. Existe uma série de exames complementares que são feitos, como a Paquimetria Ultrassônica (espessura da córnea), a Topografia de Córnea e o Mapeamento de Retina.
⏱ Demora muito? Quando vou poder ir para casa? Ela dura em torno de 20 minutos e o paciente é liberado no mesmo dia!
🛌 E depois? Se recomenda um repouso absoluto de 7 a 14 dias e o uso de colírios – indicado pelo oftalmologista!

Olhos dos bebês

By Uncategorized

Uma das dúvidas mais comuns em torno de bebês é a cor que os olhos vão ficar. Que tal conhecer algumas curiosidades sobre as mudanças que ocorrem até o 1º ano de idade? Confira:

Quando se discute sobre a cor dos olhos, fala-se sobre o aspecto da íris e do anel muscular ao redor da pupila que controla a quantidade de luz que entra no olho. A cor da íris, assim como a cor do cabelo e da pele, depende de uma proteína chamada melanina! Ou seja, quando o bebê nasce os olhos serão cinza ou azuis, porque os melanócitos respondem à luz e o órgão da visão passou sua vida inteira no escuro até o nascimento.

Por ser uma propriedade genética, nós não podemos bater o martelo até que a criança tenha contato com a proteína! 👀🤨

Como limpar meus óculos?

By Uncategorized

Vocês já sabem que os cuidados com a saúde ocular devem ser dobrados durante a pandemia do Coronavírus, né? Mas, um assunto que também é muito importante, mas não comentado é sobre a limpeza dos seus óculos quando voltar para casa.


Se você usa óculos e precisou sair de casa, tenha em mente que o vírus pode ficar alojado neles! Por isso, é importante fazer a limpeza correta. Diferente de alguns objetos que podem ser limpos com álcool ou o álcool em gel, nossos óculos podem ser danificados com o uso de algo à base de álcool (como por exemplo as propriedades de antirreflexo e antirrisco).


Ao chegar em casa, retire seus óculos, passe água corrente e sabão comum e lave-os normalmente. Lembre-se de secá-los com um pano macio, tá certo? Ah, caso você já tenha aqueles sprays próprios para isso, melhor ainda!

Daltonismo

By Uncategorized

Vamos falar sobre uma doença que é relativamente simples, mas que pode afetar o dia a dia de várias pessoas? O daltonismo é a redução da capacidade de diferenciar certas cores e na maioria das vezes o problema é hereditário. Em resumo, envolve a incapacidade de distinguir entre tons de vermelho e verde – geralmente, ok? Nem sempre são essas cores!

Não há tratamento para o daltonismo hereditário, mas, se for causado por outra condição, tratar a causa subjacente poderá ajudar. Por isso, hoje, decidimos fazer alguns testes. Deixa nos comentários quais números vocês viram e arrastem para o lado para conferir o gabarito! 😁💚❤

Sintomas da Conjuntivite

By Uncategorized

A conjuntivite é bastante comum, afinal, sua forma viral é muito contagiosa. Além disso, ainda existem outros dois tipos, a bacteriana e a alérgica. É bom reforçar que ela não é transmitida pelo ar, mas é possível contrair pelo simples contato com o rosto ou as mãos de uma pessoa que ainda está em fase de contágio.

Entre seus principais sintomas, temos: olhos extremamente inchados e com secreções (diversas vezes eles acordam grudados por conta disso), vermelhidão, ardência, coceira, sensação de areia, além de sensibilidade aumentada à luz e dor em ambientes muito claros ou exposição a fontes de luz.

Para saber o tratamento correto, é necessário identificar qual tipo foi contraído, portanto, deve ser feito apenas por um oftalmologista. 👀😉

Cigarro – O vilão da saúde ocular

By Uncategorized

Quem acha que o cigarro é prejudicial apenas para os sistemas cardiovascular e respiratório, está bem enganado! O tabaco é extremamente danoso aos olhos, pois ao inalar o fumo, as substâncias tóxicas presentes nele são transportadas para a corrente sanguínea, chegando assim a diversos órgãos do corpo, incluindo os olhos.

O hábito de fumar contribui para o surgimento de doenças oculares como: catarata, glaucoma, degeneração macular, síndrome do olho seco, entre outras. E, para proteger a visão, o indicado é manter hábitos de vida mais saudáveis e consultar um especialista regularmente. Cuidado com certos hábitos, combinado? 🚭

Astigmatismo

By Uncategorized

O astigmatismo geralmente é um problema que confunde – e muito – a cabeça das pessoas. Sendo uma visão que torna a visão distorcida e mais sensível à luz, hoje resolvemos trazer alguns mitos e verdades bem comuns sobre a doença, confira:

• Astigmatismo sempre causa dor de cabeça? Mito. A dor de cabeça pode ocorrer, mas não é sempre, ela está mais presente em pacientes com menor grau de astigmatismo do que os que possuem maiores graus.
• Usar óculos faz o grau aumentar ou diminuir? Mito. Os óculos não interferem na evolução de erros de refração (como miopia e astigmatismo).

E aí, você sabia dessas diferenças? Masca um amigo astigmático aqui para ele saber um pouco mais sobre o que ele tem!

Presbiopia

By Uncategorized

Você já teve a necessidade de afastar um papel ou o celular para conseguir enxergar o conteúdo, mesmo sem nunca ter precisado usar óculos de grau?

A presbiopia é uma doença que tem relação direta com o processo de envelhecimento natural do organismo, sendo a dificuldade para focalizar objetos próximos um dos primeiros sinais. Entretanto, esse esforço pode levar a outros sintomas como dores de cabeça e cansaço visual. Fique atento!

Míopes enxergam melhor debaixo da água?

By Uncategorized

Verdade!!! A miopia é caracterizada por um desvio da luz absorvida pelo globo ocular, fazendo com que o ponto focal de uma imagem aconteça antes que os raios solares alcancem a retina, que é a parte do olho responsável pela formação das imagens.

Apesar da pressão exercida pela gravidade da água, os míopes conseguem enxergar com mais clareza do que as pessoas que não possuem grau. Neste caso, a água funciona como as lentes dos seus óculos, causando a refração da luz, corrigindo o desvio e formando as imagens no local correto. Massa, né?

Síndrome do Olho Seco

By Uncategorized

Estando de quarentena, torna-se mais comum fazermos o uso excessivo de computadores, tablets, celulares e da própria TV! O que às vezes aparenta ser uma simples alergia ocular ou uma irritação nos olhos, pode ser mais sério do que se imagina. Você conhece a Síndrome do Olho Seco?


Ela é caracterizada pela queda da quantidade ou da qualidade da lágrima, podendo causar inflamações, cicatrizes e perda parcial da visão. Não é facilmente identificada pelo paciente e possui alguns sintomas como:
– Coceira;
– Sensação de areia nos olhos;
– Ardor, queimação ou irritação;
– Olhos vermelhos;
– Aversão à luz;
– Visão borrada.


Atualmente existem alguns possíveis tratamentos para a doença: uso de colírios (prescritos pelo seu oftalmologista), tratamentos com luz intensa pulsada e até o implante de plugs oculares.

Estresse e Visão

By Uncategorized

É comum que o isolamento social torne nossa rotina um pouco mais estressante. Mas, você sabe quais os efeitos que o estresse têm na visão? Sintomas como visão embaçada, miopia induzida, dores de cabeça, ardor ocular e outras manifestações talvez sejam um indicativo de que você precisa diminuir o ritmo.


É super importante lembrar que esses sinais podem não ser indicativos de nada, assim como podem ser, portanto deve-se procurar um especialista para avaliar a causa dos sintomas e propor um tratamento adequado.

Exercícios e Saúde Ocular

By Uncategorized

Estudos comprovam que as mulheres têm uma predisposição maior de 50% de adquirir problemas de visão, porque estão mais expostas ao estresse oxidativo, hipertensão arterial e diabetes. E, um agravante disso é a falta de exercícios, que pode causar ainda mais danos visuais entre elas.

Os principais benefícios das atividades físicas para os olhos são a melhora da circulação, o aumento da resistência imunológica e o estímulo da produção de insulina que previne o diabetes e consequentemente a perda visual decorrente de lesões na retina. Seja musculação, natação ou até corrida, cada pessoa necessita de uma atividade física mais adequada, dependendo da doença ocular existente ou da predisposição genética. 

O chocolate pode fazer à visão?

By Uncategorized

Ontem falamos que o consumo exaregado de açúcar pode afetar a visão. Hoje reforçarmos os benefícios que esse alimento traz à nossa saúde ocular!

O chocolate protege a visão de doenças graves que surgem na terceira idade, mas seu consumo deve ser moderado (cerca de 4 quadradinhos por dia) e se recomenda que seja do tipo amargo, com pelo menos 60% de cacau. Este é rico em polifenóis que mantêm a flexibilidade das artérias e melhoram toda a circulação, inclusive da retina. O resultado é a diminuição do risco de DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) e das doenças cardiovasculares. 🍫😉

Benefícios de uma boa noite de sono

By Uncategorized

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os distúrbios do sono atingem 4 em cada 10 pessoas e, noites mal dormidas, geralmente provocam consequências aos olhos e à visão, pois ocorre uma alteração na lubrificação dos olhos.

Normalmente, os resultados da insônia são olhos vermelhos, ardência e ressecamento da córnea. Além disso, a falta de lubrificação pode levar à visão turva ou embaçada. Em casos extremos, pode ocorrer a formação de microerosões nos nossos olhos, que podem se agravar e formar úlceras, provocando inflamações ou dor.

Uma boa noite de sono, além de nos manter mais ativos e animados, também faz bem para o olho! 😴👀

A visão e os aparelhos eletrônicos

By Uncategorized

Que estamos vivendo na era digital todos nós sabemos, porém, não necessariamente precisamos deixar nossos filhos usarem por tanto tempo os aparelhos eletrônicos. O desenvolvimento infantil é o momento mais crucial para o caminhar da vida adulta e certos estímulos só conseguimos fora dos nossos celulares ou tablets.

Olhos cansados, secos ou irritados, falsa miopia, dor de cabeça e até cegueira temporária são alguns dos problemas que se podem contrair em razão do uso exessivo de aparalhes eletrônicos. Confira abaixo algumas recomendações que servem tanto para as crianças quanto para os adultos:


📱Atente-se para o distanciamento entre os olhos e a tela;
📱Controle o tempo de uso de equipamentos eletrônicos;
📱Ajuste o brilho e o contraste das telas, conforme a necessidade;
📱Ao terminar de usar os aparelhos, realize pequenos exercícios tentando focar em objetos que estejam longe, ajudando a musculatura do olho.

Tela de Amsler

By Uncategorized

A Tela de Amsler é uma das formas de identificar alterações na retina, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), o edema macular diabético (EMD) ou até a miopia patológica (MP). Por isso, trouxemos o teste pra vocês! É válido lembrar que a identificação de uma patologia só pode ser feita por um profissional e que o este teste serve apenas para que você tenha mais atenção e busque seu médico!

Arraste para o lado e siga as instruções:

➡ Esteja com seu óculos ou lente de contato como de costume;
➡ O local deve estar bem iluminado e você deve manter uma distância de 35cm da tela;
➡ Cubra um olho;
➡ Olhe fixamente para o ponto central;
➡ Observe se todas as linhas da grade estão retas ou se alguma área está distorcida, embaçada, escura ou em branco;
➡ Repita este procedimento com o outro olho.

Em caso de alterações, você deve notificar imediatamente ao seu oftalmologista. É importante lembrar: a Tela de Amsler não é um substituto dos exames oftalmológicos regulares! 😉

Automedicação e Colírio

By Uncategorized

Você sabia que o colírio também é um remédio? Utilizá-lo sem indicação médica e de forma desregulada pode trazer danos à visão, agravamento de problemas oculares, assim como mascarar sintomas e até mesmo podem não servir para nada, mantendo a irritação.

O colírio é um grande aliado do ser humano, principalmente no momento que vivemos, em que recorremos sempre aos nosso celulares, televisões ou computadores. Ajuda na lubrificação, na contenção de danos e, por possuirrem princípios ativos variados, trabalham até como corticóides e antibióticos!

Cuidar dos olhos deve estar na nossa lista de prioridade, afinal, a contaminação da Covid-19 pode acontecer por meio deles. Porém, seu uso cauteloso e criterioso, com o acompanhamento de um profissional! 😉

A higiene dos olhos em casa

By Uncategorized

Mesmo estando em casa, nossos olhos estão diariamente expostos a diversos poluentes, bactérias e ao vento. Por isso, é importante que saibamos alguns cuidados que devemos tomar para mantê-los higienizados.

👉 Atente-se ao redor das pálpebras, que é onde geralmente as impurezas se alojam, limpando-as uma vez por dia com um cotonete molhado;
👉 Se fizer uso de maquiagem, lembrar de retirá-la antes de dormir;
👉 O uso de colírio é recomendado, principalmente se usamos o celular com frequência.

Qual a distância correta entre os olhos e o monitor?

By Uncategorized

Devido à pandemia do Coronavírus, muitas pessoas tiveram que adotar o Home Office. Mas, você sabia que existe uma posição correta para colocar o computador? Confira:

– É necessária uma distância de 45 a 70 cm dos nossos olhos;
– A altura do monitor deve ser a mesma dos seus olhos, formando uma linha horizontal imaginária;
– Cuidado com a inclinação da cabeça. Ela não deve existir nem para cima nem para baixo.

Lentes de Contato

By Uncategorized

Usar lente de contato significa ter que levar as mãos aos olhos. Sendo um local de provável infecção e contágio, existe uma necessidade de redobrar os cuidados e a higienização das lentes de contato. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) garante que não é preciso suspender o uso, pois muitas pessoas só conseguem enxergar com o uso da lente rígida, por exemplo, mas, precisamos reforçar os cuidados:

➡ Lavar as mãos corretamente, com uso de água e sabão, antes de manuseá-las (ao colocar e tirar)

➡ Colocá-las de volta na caixa de armazenamento sempre com o líquido específico, pois este é suficiente para matar o vírus, em caso de contato, segundo a SBO.

[nectar_slider full_width=”true” location=”Coding” slider_height=”500″]
65
Awards Won
268
Completed Designs
37
GitHub Repo's
439
Cups of Coffee
Rua. Dr. Júlio de Melo, 82 - Centro, Petrolina | (87) 3014-2000 | 3861-9036 | 98844-8016
WeCreativez WhatsApp Support
Entre em contato por aqui para marcar sua consulta!
👋 Olá, como podemos ajudar?